AGUARDE...
NOTÍCIAS
04 de FEV de 2013

Precisamos alcançar investimento de 24% do PIB, diz Mantega

Fonte: Valor Econômico
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que uma taxa de investimento ideal para que a economia tenha dinamismo é algo entre “24%, 25% e 26%”.
Mantega participa nesta manhã do fórum “Infraestrutura e Energia no Brasil: Projetos, Financiamentos e Oportunidades”, organizado pelo Valor e com apoio do BTG Pactual, para atrair investidores a projetos federais.
“Houve um grande esforço do setor público para aumentar o investimento das estatais, dos Estados e municípios e, com isso, conseguimos a chegar a uma taxa de 4% do PIB, que é responsabilidade do Estado brasileiro. Mas isso não é suficiente para deslanchar o volume de investimento adequado a um crescimento sustentável”, disse.
Segundo o Ministério da Fazenda, também ocorrerão rodadas em Nova York, em 26 de fevereiro, e em Londres, em 1º de março. Mantega também deve participar da abertura das apresentações nas duas cidades.
O ministro afirmou que o setor privado precisa unir esforços à máquina pública para elevar a taxa de investimento da economia brasileira. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida das contas nacionais do que se investe em máquinas e construção civil, recua há cinco trimestres seguidos.
Apesar disso, Mantega afirmou que desde o lançamento do PAC, o crescimento do país mudou de patamar e os investimentos passaram a crescer sistematicamente acima do PIB. Ainda assim, o  ideal segundo o ministro é que o investimento cresça duas vezes acima do PIB.
 
Bruno Lima da Planefisco,
Em São Paulo (SP)
CONTATOS
11 5112-9200
falecom@planefisco.com.br
© COPYRIGHT 1984 - 2015 PLANEFISCO . BY MEDIAPLUS