A Receita Federal iniciou ontem, domingo 21, a Operação Leão Marinho, que visa reprimir irregularidades fiscais e aduaneiras envolvendo embarcações de luxo. Participam da operação (que continua no dia de hoje e não tem data para terminar) 30 servidores da Receita Federal, com o apoio de lanchas e helicópteros.
A operação irá verificar a regularidade das importações de diversas embarcações estrangeiras, realizadas em caráter temporário ou permanente. Além disso, há indícios de que algumas embarcações estejam em nome de laranjas, o que configura crime de lavagem de dinheiro.
A Inteligência da Receita Federal efetuou levantamento preliminar e identificou várias embarcações suspeitas, que serão objeto de verificação durante a operação e poderão ser retidas pelo órgão, sendo seus proprietários intimados a prestar esclarecimentos ao Fisco.
Esta operação começou no início de 2012, com o cruzamento de informações prestadas à Receita Federal e a outros órgãos.
O Inspetor-Chefe da Receita Federal da Alfândega do Porto de Itaguaí, Sr. Alexandre Miguel da Silva, receberá a imprensa para uma coletiva sobre a operação Leão Marinho,hoje 22 de outubro às 15 horas, quando serão divulgados números preliminares e fornecidas fotos e imagens realizadas durante o primeiro dia da operação (domingo 21).
Endereço: Largo da Lapa, 35 – Centro / Angra dos Reis - Tel (24) 3364.8250
Bruno Lima da Planefisco,
Em São Paulo (SP)