SÃO PAULO - Aumentou o número de famílias endividadas na cidade de São Paulo em janeiro, de acordo com pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta segunda-feira.
O levantamento mostra que 48,8% das famílias paulistanas iniciaram o ano endividadas, ante 46,2% em dezembro. Em janeiro do ano passado, 42,4% possuíam dívidas.
Em números absolutos, o total de famílias endividadas aumentou de 1,659 milhão em dezembro para 1,751 milhão em janeiro, sendo que no mesmo mês de 2012 esse número era de 1,521 milhão.
Inadimplência menor
Já a parcela de famílias com contas em atraso diminuiu para 15,3% em janeiro, ante 15,8% em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, no entanto, esse indicador teve alta de 4,9 pontos porcentuais.
De acordo com a FecomercioSP, o aumento no número de famílias endividadas é esperado nesta época do ano, por causa das compras relacionadas ao período de festas, no fim do ano anterior, e das contas a pagar em janeiro, como impostos (IPVA, IPTU) e material escolar.
A pesquisa apontou que o principal tipo de dívida continua sendo a do cartão de crédito (68,2%), seguida por carnês (17,2%), financiamento de carro (12,3%), crédito pessoal (8,6%), cheque especial (6,8%), financiamento de casa (5,6%), e outros (6,8%).
O alto percentual de famílias que utilizam o cartão de crédito se deve, principalmente, à expansão do consumo nas classes C, D e E, segundo a FecomercioSP. Nesses estratos, 73% contraíram dívida por meio do cartão.
Bruno Lima da Planefisco,
Em São Paulo (SP)