BRASÍLIA - O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deve “apresentar em breve” melhorias no sistema tributário, citando o SuperSimples e a cobrança do PIS/Cofins. Barbosa fez as afirmações em audiência pública no Senado.
Ao reforçar a tese de que o grande problema do país é a competitividade e que o novo pacote de concessões apresentado pelo governo ontem vem para melhorar esse cenário, Barbosa disse que “a produtividade mais baixa não é culpa do trabalhador brasileiro. Precisa de infraestrutura melhor, melhorar o capital por trabalhador. E precisa de educação, qualificação e uma mudança que não custa dinheiro, mas é difícil, que é simplificar o sistema tributário do Brasil.”
O ministro também avaliou que a situação econômica do país está sob controle. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,74% em maio, após alta de 0,71% em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa para o mês desde 2008, quando subiu 0,79%. Em maio do ano passado, o índice avançou 0,46%.
Com o resultado, a inflação oficial do país acumulou alta de 5,34% no ano, o maior resultado para o período desde 2003. “Não acho que Brasil está quebrado ou em situação fora de controle. Dificuldades requerem que adotemos algumas medidas no curto prazo, mas que viabilizam o crescimento mais rápido nos próximos anos. Estamos tomando os remédios certos”, observou Barbosa.
Luiz Antonio de Lima da Planefisco Consultoria Empresarial,
Em São Paulo (SP)